O Corpus Inscriptionum Latinarum (CIL) é uma compilação exaustiva das inscrições epigráficas latinas da antiguidade. O CIL inclui todos os tipos de inscrições latinas do Império Romano, organizadas geográfica e tematicamente. Para além disso, está escrito inteiramente em latim e continua a ser actualizado com novas edições e suplementos.
     Actualmente, o CIL consta de 17 volumes em 70 partes, abrangendo, aproximadamente, 180.000 (cento e oitenta mil) inscrições. O primeiro volume, dividido em duas secções, desde as inscrições mais antigas até ao fim da República Romana.
   Os volumes II ao XIV estão divididos geograficamente, seguindo a zona onde se encontraram as inscrições.
    O volume II, publicado em 1869, designado por Inscriptiones Hispaniae Latinae, é dedicado a todas as inscrições conhecidas da Península Ibérica.
        O XVII, por exemplo, dedica-se inteiramente aos miliários.
      Foi delineada a edição de um volume XVIII com o "Carmina Latina Epigraphica" e em 2004 foi publicado uIndex Numerum: Ein Findbuch Zum Corpus Inscriptionum Latinarum.
       As descrições incluem imagens da inscrição original, que se encontra disponível; e de desenhos que mostram as letras na sua posição e tamanho original, sendo também composto por uma leitura que desdobra as abreviaturas e procura reconstituir as partes perdidas, além de discutir as questões problemáticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gladiadores